Cerca de 14 mil crianças, de 56 escolas municipais, fizeram hoje(21) o segundo teste Alfamat, um programa da Secretaria Municipal de Educação, que trabalha a formação continuada dos professores e alunos do primeiro e segundo anos do ensino fundamental.O objetivo é avaliar e principalmente preparar as crianças para a Prova Brasil, que vai acontecer em novembro. A prova Brasil é uma avaliação do MEC, que testa o Índice de Desenvolvimento Escolar da Educação Básica (IDEB).
No teste Alfamat, realizado hoje, as crianças encontraram 44 questões objetivas, de Português e Matemática, parecidas com as quais elas vão ter na prova do MEC, em novembro.
O otimismo das professoras em relação ao desempenho dos alunos é grande." Tivemos um aluno que fechou a prova em menos de duas horas", comemorou Marcília Passos, professora do C2, correspondente ao segundo ano do ensino fundamental, na escola Paulo Freire, em Icoaraci. A confiança é reforçada pela diretora da escola, Adelaide Lima. "Pelo que eu pude acompanhar hoje, temos tudo para conseguir um bom índice na Prova Brasil". Mas, nem todos os pequenos tiveram tanta facilidade. Stefany Costa, de 10 anos, levou 4 horas para terminar de marcar as questões. " Matemática, eu achei fácil, mas a de português foi meio chata" queixou-se a estudante.
Esse foi o segundo teste simulado para os alunos municipais. O primeiro aconteceu no dia 4 de maio e, antes da Prova Brasil, de novembro, vão ser realizadas mais duas provinhas de preparação, em setembro e no início de novembro. A intenção é fazer as crianças se familiarizarem com o cartão-resposta e a sistemática da avaliação do MEC. Depois do simulado desta terça-feira, os professores vão continuar com oficinas de preparação, que são realizadas todas as terças-feiras. Nessas oficinas, os professores são orientados pelo NIED- Núcleo de Educação e Informática, para focar as aulas dentro do conteúdo do Alfamat, o Programa de Educação Continuada em alfabetização, matemática, leitura e escrita.Tudo para, em novembro, durante a Prova Brasil, os alunos das escolas municipais fazerem bonito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário